Água é Controle da Pressão

Um estudo feito pela Vanderbilt University Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que a água sem nenhum aditivo pode ter um papel importante no controle da pressão sanguínea, além de ajudar a perder peso e deixar o corpo mais alerta.


Os pesquisadores descobriram que a água pode aumentar a pressão do sangue, quando observaram a influência do líquido em seus pacientes que tinham problemas no sistema que mantém a pressão normal. Mesmo que a água não cause um aumento significativo na pressão de pessoas jovens, que não apresentam nenhum tipo de problemas no sistema cardiovascular, os cientistas perceberam que ela aumenta a atividade do sistema nervoso, que controla a atividade nos vasos sanguíneos, prevenindo o acúmulo de sangue nas extremidades do corpo.


Essa descoberta complementa o estudo feito pela American Red Cross sobre como beber água pode reduzir os riscos de desmaio durante uma doação de sangue. O estudo mostra que beber aproximadamente meio litro de água antes de doar sangue diminui o risco de queda de pressão em 20%.


"O que descobrimos sobre a água pode ajudar a fazer as pessoas voltarem a doar sangue", diz David Robertson, professor de Medicina, Farmacologia e Neurologia Vanderbilt no University Medical Center.


"Se você desmaiou quando doou sangue, é muito provável que você não volte a fazê-lo. Se nós conseguirmos reduzir em 20% o número de desmaios, nós aumentaremos a quantidade de doadores constantes".


Por aumentar a atividade no sistema nervoso, e assim elevar o nível de energia gasto, o hábito de beber água constantemente também promove a perda de peso. "Uma pessoa que beba três copos de água por dia pode perder três quilos em um ano, sem mudar em mais nada sua rotina. Isso não resolve o problema de excesso de peso, mas ajuda quem quer emagrecer e a entender como o sistema nervoso funciona", afirma Robertson.


Fonte: Minha Vida